Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Castigo Máximo

De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

Castigo Máximo

21
Set20

Craque da semana (2)

Adam Hlozek


Pedro Azevedo

O jogador que vos trago esta semana actua num campeonato periférico, porém tem um valor de mercado (9M€ pelo Transfermarket) proibitivo para a maioria dos clubes portugueses (excepto "Os Grandes"). Ainda assim entendi trazê-lo a este espaço por ser largamente desconhecido em Portugal.

 

Adam Hlozek tem apenas 18 anos, actua no Sparta de Praga (Fortuna Liga/ Primeira Liga checa) e é a grande esperança do futebol checo e uma das maiores promessas do futebol europeu. Com já vários clubes alemães a seguirem-no, onde se destacam Red Bull Leipzig e Borussia Dortmund, Hlozek é um jogador de 1,86m e resistente ao choque, com superior visão de jogo, óptima condução de bola em velocidade e destreza em espaços curtos, qualidades que o recomendam como "10" ou segundo avançado. Também actua por vezes a partir das alas, partindo daí para desequilíbrios em zonas interiores. 

 

Com um passado de destaque nas selecções jovens checas, Hlozek ganhou recentemente a sua primeira internacionalização pela selecção principal do seu país. Nascido em Julho de 2002, estreou-se no campeonato checo com apenas 16 anos em Novembro de 2018. O seu primeiro golo pelo Sparta foi marcado ainda com essa idade, na recepção ao Viktoria Plzen, equipa que finalizou o campeonato numa posição imediatamente superior (2º) à do clube da capital (o campeão foi o rival da cidade, o Slavia). Na época passada deu um salto qualitativo e já realizou 39 jogos, tendo marcado 9 golos e assistido em outras tantas ocasiões. A progressão promete continuar, dado o início de temporada 20/21 em que leva 3 golos e 4 assistências em apenas 4 jogos realizados.

(*) A partir de hoje, sempre às segundas-feiras

5 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Azevedo 21.09.2020

    Complementando, tivemos pelo menos (tanto quanto me lembro) dois jogadores checos no Sporting. Refiro-me a Skuhravy e Horvath. Ambos sem grande história. Um espatifou um Ferrari, o outro ainda nos serviu na troca (mais Mpenza e Spehar) por Jardel, operação efectuado com o Galatasaray. Já agora, também tivemos pelo menos 1 eslovaco, o lateral Marian Had. Ainda há-de vir o que fará a diferença 😀.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 22.09.2020

    Já nem me lembrava desses checos do Sporting.
    Lembro-me do Masopust que já jogava em 1958. Segui o Mundial de 62 , que diz bem de Garrincha, aos bochechos. Estava a terminar o Liceu e preparava a entrada na Faculdade . Sei que Pelé saiu lesionado no jogo das eliminatórias contra a Tchecoslováquia.
    Houve uma onda de indignação no Brasil que terminou com a conquista do campeonato do Mundo,o 2º. Nesse tempo o Brasil dominava,
    SL
  • Imagem de perfil

    Pedro Azevedo 22.09.2020

    Nesse jogo da fase de grupos, mesmo contando uma parte do tempo (apenas 25 minutos) com Pelé, o Brasil não conseguiu ganhar à Checoslováquia. Depois, Amarildo substituiu o Rei no resto da Copa e Garrincha elevou o seu jogo para ser o herói da Copa. Nelson Rodrigues, numa das suas crónicas em O Globo, escreveu: “Feliz do povo que pode esfregar Garrincha na cara do mundo!”. O cronista apresentava então Garrincha como o homem que acabará com a solidão do Escrete, órfão de Pelé, e jogara genialmente por dois, por ele e por Pelé. Já Ruy Castro, biógrafo de Garrincha, diz que Garrincha acordou para a Copa não só pela lesão de Pelé mas também pela inspiração que lhe trouxe Elza Soares, sua companheira que havia chegado ao Chile pouco antes do jogo dos quartos de final contra a Inglaterra. Segundo Castro, nesse jogo Garrincha jogou como se estivesse numa pelada em Pau Grande, saindo da ala direita e percorrendo todo o campo. Ele marcou o primeiro golo do jogo de cabeça, uma raridade semelhante ao golo que 4 anos depois Simões conseguiu perante Manga. O segundo golo do Brasil veio de um livre batido pelo Anjo das Pernas Tortas, com o guarda-redes a conseguir apenas sacudir para a frente e Vavá a facturar. E o terceiro e último do Escrete também teve a assinatura de Garrincha, numa folha seca de fora da área. Nas meias voltou a ser decisivo: marcou o primeiro do jogo com o pé esquerdo e o segundo de cabeça (de novo!). O terceiro ofereceu a Vavá. O Brasil ganhou por 4-2 ao Chile, mas Garrincha acabaria expulso após não resistir mais às provocações de Eladio Rojas. Garrincha estava fora da final, mas o Brasil apelou da decisão e muita política esteve envolvida até que a FIFA , com base no relatório do árbitro que não viu o lance que originou a expulsão e remeteu para um fiscal de linha que já tinha abandonado o torneio, acabou por liberar Garrincha para a final. E o Brasil ganhou por 3-1 à Checoslováquia, mesmo tendo começado a perder.

    Cumprimentos
  • Imagem de perfil

    Pedro Azevedo 22.09.2020

    *acabara
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Mais sobre mim

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Mensagens

    Arquivo

    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2019
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2018
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D

    Castigo Máximo

    De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

    Siga-nos no Facebook

    Castigo Máximo

    Comentários recentes