Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Castigo Máximo

De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

Castigo Máximo

08
Mai19

Formar... para os outros


Pedro Azevedo

Pedro Mendes (Montpellier) e José Fonte (Lille), dois defesas centrais formados no Sporting Clube de Portugal, constam da lista de nomeados para o "onze ideal" da Ligue 1, o principal campeonato francês, segundo avança "O Jogo".

 

Pelo Sporting, Mendes jogou só 224 minutos na 1ª Liga, Fonte nunca actuou. Acabaram por sair sem qualquer ganho financeiro para o clube: Mendes andou de empréstimo em empréstimo - Real Massamá, Servette, Castilla - até que quando deram por ele o contrato estava a terminar e foi para o Parma a custo zero, Fonte foi dispensado a custo zero para o... Felgueiras. Trago isto à colação porque quando subiram à primeira equipa muita gente, treinadores e adeptos, duvidou que tivessem a qualidade suficiente para jogarem de leão rampante ao peito. Enfim, mentalidades. (Relembro que Fonte é campeão europeu e 36 vezes internacional pela selecção das quinas.) 

pedro mendes montpellier.jpg

josé fonte lille.JPG

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Azevedo 08.05.2019

    Claro Luís, haverá gerações melhores que outras, algo que nunca impediu o Ajax de apostar na sua formação e de ganhar campeonatos (8 ou 9 em 20 anos), sendo que neste momento tem uma boa geração.

    Esta geração dos nossos juniores ganhou 3 campeonatos consecutivos: i segundo ano de iniciados e os dois anos de juvenis. Agora parecem jogadores banais. A coisa começou a não correr bem com Tiago Fernandes ( primeiro ano), continuou mal com Venâncio e não melhorou com Lima. Será dos jogadores? Será dos treinadores? Será da desmotivação por verem que não terão hipóteses?
    Creio que nos Sub23 cometeram-se erros atrozes. Há muitos treinadores que defendem que depois de um jogador chegar aos seniores não deve retroceder aos escalões abaixo. Ainda ontem Fernando Santos dava a entender ser dessa opinião. Acontece que de repente vimos Miguel Luís, principalmente este, mas também Jovane irem aos sub23. Até o Geraldes, imagine-se foi lá fazer pelo menos 1 jogo. Ora, ou isto é uma gestão ad-hoc das expectativas dos miúdos ou então é algo que não é compreensível. Aquilo que este ano foi feito ao Geraldes ( 18 minutos de utilização) , Miguel Luís (não se faz desaparecer das convocatórias um miúdo que estava a corresponder) e Jovane, preterido face ao super-mega craque Diaby, simplesmente não se faz. Veja o Benfica: o Ferro saiu mais da equipa? O Félix saiu? O Florentino e o Gedson não estão nas convocatórias? O Ruben Dias não foi uma aposta firme? Pois, já sei, são todos mega-craques e os nossos é que são fraquinho. Como o Fonte, um campeão da Europa, era. Em resumo, se é para isto não se gaste dinheiro na Formação. Para quê termos 30 jogadores nos Sub23? Muita conversa, mas a pratica desmente totalmente a teoria.,Por isso, embora reconheça vantagens no modelo de jogo, não sou apologista de Keizer. Aliás, penso que o Bruno é que lhe deu oxigénio. Vamos ver se depois de Bruno sair saberemos respeitar o jogador, o profissional e o homem que ele foi no clube e se não é tratado como o Nani foi nos ‘media’. Já não seria mau.
  • Sem imagem de perfil

    Luís Barros 09.05.2019

    Caro Pedro,
    Como sabe das nossas conversas, sou apologista da formação e defensor de uma equipa maioritariamente formada por jogadores da "casa" como noutros tempos, mas, infelizmente, creio que neste momento temos um vazio entre os 18 e os 23 anos e isso é notório nos resultados e nas exibições.
    Continuamos a ter um problema endémico de intensidade. Os jovens criados em Alcochete devem sofrer do síndrome da sombra da azinheira (será da flora à volta da Academia?), porque quando tem hipótese de mostrar trabalho e as suas qualidades, eclipsam-se totalmente.
    Jovane perdeu espaço não só por o treinador apostar noutros jogadores, mas porque, sempre que entrou nos últimos jogos não correspondeu minimamente. Miguel Luís não pode desculpar-se por desmotivação em ir fazer jogos aos sub-23, mas uma certeza eu tenho, nos jogos a que assisti nesse escalão, ele não justificou em nada a sua titularidade.
    Mistério realmente é o Chico Geraldes. É um jogador que gosto e que demonstra uma qualidade acima da média mas que ao fim de meia dúzia de treinadores ainda não se conseguiu impor. Será culpa dele? Será dos treinadores?
    Sabe o que eu gostaria? Gostaria que a nossa formação criasse jogadores tecnicamente evoluídos mas com uma vontade de vencer e uma garra ao nível de um Bruno Fernandes, de um Acuna ou de um Mathieu. Felizmente que nos Sub-17 se notam uns embriões dessa qualidade, que, esperemos, venham ser uma geração vencedora.

    Abraço
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Mais sobre mim

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Mensagens

    Arquivo

    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2020
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2019
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2018
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D

    Castigo Máximo

    De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

    Siga-nos no Facebook

    Castigo Máximo

    Comentários recentes

    • Pedro Azevedo

      Não joga o Palhinha, jogará outro. Por alguma razã...

    • Pedro Azevedo

      Num exercício meramente especulativo, imagino que ...

    • Pedro Azevedo

      Penso que jogará o Ugarte, que é tanto 6 como 8. O...

    • Verde Protector

      Estou bastante preocupado com esta ausência do Pal...

    • Pedro Manso

      Caro Pedro,Depois das declarações do ... president...