Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Castigo Máximo

De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

Castigo Máximo

14
Set20

Há um Sporting em destaque na Bélgica


Pedro Azevedo

Na Bélgica, cumpridas que estão 5 jornadas da Jupiter Pro League, a grande sensação é o Sporting Charleroi. Contando por vitórias os jogos realizados, este clube da província de Hainaut está em território inexplorado face aos seus pergaminhos históricos. Numa competição habitualmente dominada pelos clubes da Flandres e de Bruxelas - Anderlecht e Club Brugges têm em conjunto 50 títulos - , o Sporting Charleroi nunca foi além de um segundo lugar na já longínqua época de 68/69, classificação que partilha com as duas finais perdidas da Taça da Bélgica como os maiores feitos de um percurso iniciado há 116 anos. 

 

Porém, esta época, o Sporting Charleroi lidera isolado o campeonato, mantendo os sempre favoritos Anderlecht e Club Brugges a 6 pontos e o Standard de Liege a 5. Mais próximo (3 pontos) está o Beerschot, clube que se destacou entre as Grandes Guerras (7 campeonatos) e que desde aí não mais regressou aos tempos de glória. Com a melhor defesa da Liga (1 golo sofrido) e o quarto melhor ataque (9 golos marcados), o Charleroi é uma equipa equilibrada que se dispõe num 4-2-3-1 e tem no iraniano Ali Gholizadeh o seu melhor jogador. Gholizadeh é um ala direito canhoto de boa técnica que pensa como um "10", pelo que os seus movimentos interiores destinam-se mais a solicitar as desmarcações dos companheiros nas costas dos defesas contrários do que a procurar o remate ou o cruzamento. Na outra ala, o nipónico Morioka procura igualmente o jogo interior, pelo que a profundidade é assegurada pelos laterais Busi (direita) e Kayembe (esquerda), este último um velho conhecido dos portugueses após passagens por Rio Ave e FC Porto. Kayembe é menos estereotipado do que Busi, alternando a verticalidade junto à linha com diagonais poderosas em contra-ataque. A equipa encontra geralmente mais dificuldades em compensar as saídas de Busi quando em transição defensiva, sendo esse o seu ponto fraco mais facilmente detectável. O guarda-redes Penneteau, francês, é competente entre os postes, mas evidencia algumas dificuldades a jogar com os pés. Os centrais Willems e Dessoleil são experientes e conhecem-se bem pois estão no clube há muito tempo, algo que mitiga alguma falta de qualidade extra. Os dois pivôs do meio campo são Ilaimaharitra (Madagáscar) e o veterano belga (36 anos) Gillet, recém chegado ao clube, jogador com uma carreira interessante que teve o seu ponto mais alto no Anderlecht e passou por Nantes, Olympiacos e Lens. Todavia, é no quarteto da frente que se pode encontrar o poder desta equipa: se os alas Gholizadeh e Morioka são no fundo interiores e os pensadores do jogo, o jamaicano Nicholson é muito mais um segundo avançado do que um "10", procurando muitas vezes as deslocações para fora da área (e concomitantes arrastamentos) do outro iraniano da equipa, o ponta de lança Rezaei, para encontrar espaços vazios por onde ferir o adversário. Complementando-se dessa forma, Nicholson e Rezaei partilham a liderança dos melhores marcadores da equipa (3 golos cada) enquanto Ali Gholizadeh já assistiu em 3 ocasiões. 

 

Não sendo nada certo que consigam aguentar este balanço, a verdade é que as "Zebras" orientadas por Karim Belhocine - um francês da diáspora argelina que foi futebolista no Sporting de Espinho (2001-2002) - montaram um sistema que funciona e parecem estar a retirar dividendos na mais recente moda do futebol mundial, a aposta nos mercados japonês e iraniano. A ter em atenção, especialmente se o sortilégio de um sorteio futuro os vier a colocar no caminho do nosso Sporting na Liga Europa.

ali gholizadeh.jpg

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Azevedo 15.09.2020

    Nunca trocaria o nosso Sporting por qualquer outro. Nem há Auto da Barca do Inferno que me demova, o Sporting de José Alvalade, de Salazar Carreira, de Reis Pinto, de Moniz Pereira, de Ribeiro Ferreira, de João Rocha, de Lopes e Mamede, de Chana e Livramento, de Joaquim Agostinho, de Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Travassos e Albano, de Manuel Fernandes e Jordão, entre tantos outros, é um dos grandes amores da minha vida, o único no que diz respeito a um clube desportivo (por Vitória de Setúbal e Académica tenho apenas simpatia desde pequeno). E, quando se ama, nunca se abandona quem mais precisa de apoio.

    Saudações Leoninas
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 15.09.2020

    De M C

    Caro Pedro,

    Estava a brincar ! ... Obviamente
    Também eu gosto do nosso Sporting, mas ainda que; o Pedro possa não me considerar seu amigo, eu não lhe desejo mal nenhum, bem pelo contrário.
    Mas ser candidato nesta altura a Presidente do Sporting Clube de Portugal, é ficar debaixo de fogo inimigo de Snipper's e franco atiradores !
    O futebol Português é uma Luta/ guerra... perdida de avanço !

    Não lhe desejaria tal destino ! Leia/ouça ? o jornalista José Manuel Ribeiro numa crónica de hoje e veja bem o que o espera !

    Deus o guarde ! GOD SAVE THE KING LION !
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 15.09.2020

    De M C

    Caro Pedro,

    Já agora que falamos de grandes figuras e atletas Leoninos que mencionou, estou plenamente de acordo consigo em todas as suas menções, salvo numa! Alguém por quem tinha uma enorme admiração como antigo treinador, depois da sua passagem pela minha A.D. Ovarense, e que nos últimos quatro anos, se tem revelado como o lado negro como breu da lua, e que tem prejudicado e lesado a imagem do Sporting Clube de Portugal a tal ponto ... que eu sou obrigado a concordar com um antigo, Presidente do SCP que disse e com razão...pelos vistos, " - É o pior funcionário do Sporting Clube de Portugal."
    De facto Manuel Fernandes tem tanto de Sportinguista, como eu tenho de Lampião !

    Chorar só ... e bater com a mão no peito, não chega para se ser um grande sportinguista ! E fazer figuras tristes em Talk-show também não !
    Desculpem lá ...mas dêem-lhe uma pensão de alimentos, e mandem-no para casa descansar...Pois ele precisa e muito de descanso, a ver se pôe as ideias em ordem !
    Comigo só voltava a entrar nas instalações do clube, como sócio para assistir a provas ou jogos do Sporting, Mais nada !

    SL
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Mais sobre mim

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Mensagens

    Arquivo

    1. 2022
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2021
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2020
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2019
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2018
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D

    Castigo Máximo

    De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

    Siga-nos no Facebook

    Castigo Máximo

    Comentários recentes

    • Pedro Azevedo

      * Meu caro, está errado… * informá-lo

    • Carlos Calado

      Caro Pedro Azevedo,A sua análise só peca por não t...

    • Pedro Azevedo

      Meu cariz está errado. se eu não aceitasse o seu d...

    • LeãoSempre

      Não, amigo! Não tinha o intuito de responder mas s...

    • João Gil

      O futebol de hoje em dia está cheio de GOAT’s. Que...