Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Castigo Máximo

De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

Castigo Máximo

23
Mar21

João Almeida líder na Volta à Catalunha


Pedro Azevedo

O ciclista português João Almeida assumiu hoje a liderança da Volta à Catalunha após se ter classificado em 3º lugar no contra-relógio da segunda etapa. Depois de ter surpreendido meio mundo com o 4º lugar final e liderança prolongada do Giro de 2020, João Almeida vem confirmando este ano as boas indicações dadas no ano anterior, sendo de destacar o seu 3º lugar no Emirates Tour e a 6ª posição obtida no prestigiado Terreno-Adriatico. Tanto na Grande Volta italiana como nas supracitadas competições que disputou esta ano havia mostrado toda a sua categoria na "prova da verdade" (C/R), o que confirmou em todo o esplendor hoje ao ser apenas batido pelos especialistas Rohan Dennis (vencedor, Ineos) e Remi Cavagna (2º classificado e seu colega da Deceuninck-Quick Step). Na classificação geral, Almeida enverga agora a camisola verde (símbolo da líderança nesta volta) que acumula com a camisola branca (Juventude), exactamente o mesmo tempo do americano Brandon McNulty (desempate por décimos de segundo). O campeão espanhol Luis Leon Sanchez é o terceiro, seguindo-se os tubarões Steven Kruijswijk, Richie Porte e Adam Yates. Geraint Thomas, já vencedor do Tour, está na 8ª posição. Amanhã corre-se a 3ª etapa, muito exigente, com uma chegada em alto (2125m) a Vallter 2000/Setcases (Vall Camprodon).

 

João Almeida é apenas o segundo português a liderar uma edição da Volta à Catalunha. O primeiro foi José Martins, um antigo ciclista da Coelima, contemporâneo de Joaquim Agostinho, que no mesmo pelotão do nosso Campeoníssimo completou alguns Tour de France.

joão almeida catalunha.jpg

10 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Jorge Solano 25.03.2021

    HA HA HA HA HA! Isso só pagando muito bem a mim e ao Pedro Azevedo! Hoje a etapa promete mais um grande espectáculo de ciclismo, aliás, mais que a de ontem, até. Fica o convite para ligar o Eurosport depois de almoço, se tal for possível.
    Os highlights de ontem:
    https://www.youtube.com/watch?v=k2ypDUaQg0I&ab_channel=Eurosport
    https://www.youtube.com/watch?v=JFub72muEOc&ab_channel=LanterneRouge
    https://www.youtube.com/watch?v=wx2SZaZs1fQ&ab_channel=Pedaler
  • Imagem de perfil

    Pedro Azevedo 25.03.2021

    Dia de INEOS na Volta â Catalunha, com 3 ciclistas da equipa a ocuparem o pódio: Yates, Porte e Thomas. O João caiu um pouco, mas está a apenas 4 segundos do quarto lugar e a menos de 20 segundos do último lugar do pódio.

    SL
  • Sem imagem de perfil

    Jorge Solano 26.03.2021

    Não deve cair mais, o João, a menos que tenha um desfalecimento hoje na subida a Monserrat, o que eu não acredito que aconteça. Acho que é perfeitamente razoável pensar que pode chegar ao 5.º lugar da geral (se hoje ou na última etapa chegar um grupo seleccionado ao fim e ele puder sprintar pelas bonificações ou mesmo tirar 1 ou 2 segundos na estrada...), muito embora bom, bom, fosse ganhar uma etapa e eu continuo a apostar no circuito de Montjuic para o conseguir fazer. Só não digo a etapa de hoje, porque deve dar vitória de fuga.
  • Imagem de perfil

    Pedro Azevedo 26.03.2021

    Caro Jorge, com Valverde em quarto lugar e ainda com uma boa ponta final não me admiraria que a Movistar fosse para a frente do pelotão e não permitisse sucesso às fugas, procurando assim a bonificação do espanhol num contexto de chegada de um pequeno grupo que subsista após a contagem de primeira categoria e respectiva descida. Se isso acontecer creio que o João também bonificará. Para esse cenário se concretizar seria importante a Deceuninck dar uma ajuda na frente à Movistar. Esta etapa pode ser melhor para o João do que muita gente espera. Ele desce bem e sprinta a bom nível em grupos de trepadores.

    SL
  • Sem imagem de perfil

    Jorge Solano 26.03.2021

    Estou 100% de acordo do ponto de vista teórico. Eu só acho que a fuga vai dar hoje (e isto tem que ser mesmo na base do "acho que", porque o ciclismo é muito volátil), porque a Movistar não só não tem uma equipa talhada para controlar a corrida (tal como a QStep), como muito provavelmente vai meter gente na fuga (Soler, quase de certeza) para tentar a vitória de etapa e sentir-se desonerada de controlar. Valverde também terá os olhos postos na etapa de Montjuic. Além de que é bem possível que a fuga de hoje esteja cheia de nomes capazes na montanha, mas com atraso significativo na geral (Poels, Uran, De La Cruz, Dan Martin, Kruijswijk...). Agora...o Ruben era de aproveitar...
  • Imagem de perfil

    Pedro Azevedo 26.03.2021

    Se uma fuga vingar, talvez a esses nomes se possa juntar o Ruben Guerreiro.
  • Sem imagem de perfil

    Jorge Solano 26.03.2021

    Foi o que eu disse. Entretanto já houve uma tentativa com (entre outros), Ruben, Soler, Poels, De La Cruz, Brambilla (só não acerto no Euromilhões; não jogar no Euromilhões também deve contribuir para a minha falta de acerto...), só que...o burro do Masnada meteu-se na fuga e é óbvio que a Ineos deu cabo dela.
  • Imagem de perfil

    Pedro Azevedo 26.03.2021

    Não se percebe a forma como a Movistar e a Deceuninck (não) geriram esta etapa. Em vez de imporem um andamento alto e não permitirem que a fuga tivesse sucesso para João Almeida e Valverde sacarem as bonificações finais, mandaram Cavagna, Knox, Soler para a fuga. No sprint do pelotão, o João e o Valverde confirmaram ser os mais fortes, pelo que ambos perderam uma oportunidade de ganhar preciosos segundos. Assim, o INEOS, que é de longe a equipa mais forte, agradece. Se nem nas etapas que lhes são mais favoráveis os adversários aproveitam...
  • Sem imagem de perfil

    Jorge Solano 26.03.2021

    Eu também sou dos que concorda com esse ponto de vista, mas para quem lá anda explica-se facilmente: gerir a corrida é um desgaste louco e não tem sentido para defender um 4.º ou um 5.º lugar, sobretudo para a Movistar e a QStep que não têm nesta volta um plantel talhado para isso... Ao lançar pessoal na fuga, o ónus do controlo recai sobre outras equipas além de, em tese, possibilitar algo que é muito mais importante que um lugar no Top 10: ganhar uma etapa. Não acredito que a Movistar e a QStep estejam preocupados até à etapa de Barcelona, mas aí vai ser para tentar colocar Valverde e o João. O que está a sair furado à Movistar é que o Soler está absolutamente irreconhecível em todos os aspectos. Desviando um bocadinho, mas para ilustrar bem este ponto de vista vou deixar aqui algo que leio em sede de opinião em sites da especialidade e que a nós como portugueses e/ou fãs dos João pode chocar um bocado (mas lá é assim que as coisas são vistas): já por mais que uma vez vi gente a questionar, porque é que ao invés de libertar Masnada e Knox, a QStep insiste na protecção ao João, quando se percebe que o melhor que pode fazer é um lugar no Top 10 fora do pódio. Eu também preferia que o João subisse mais uns lugares, mas as equipas querem vitórias de etapas quando não podem ter vitórias na geral e daí, por vezes, a abordagem dever ser relativizada e a minha parte racional (embora não concorde) acaba por entender esta outra perspectiva. Mas como tudo isto é matéria subjectiva. Pessoalmente, volto a dizer, gostava que o João um dia pudesse ganhar um GT (qualquer uma das 3), mas se for para fazer 20 Top 10, trocava uma grande parte deles por um título mundial ou por uma Liège ou Lombardia ou até Milano-San Remo, quem sabe (por serem os monumentos que teoricamente o João está apto a ganhar). Concordo, como já disse, que o impacto disto na opinião pública é fraco, comparado aos bons lugares em GT, mas acho que é fruto de falta de cultura/tradição velocipédica (isto não é uma crítica, é apenas a constatação de um facto) em Portugal. Por exemplo, com o passar dos anos, dei por mim claramente a gostar mais de provas de um dia do que de provas por etapas, mas tirando um grupo de amigos (jogamos juntos fantasy cycling na net), não é possível falar sobre isso com quase ninguém. Já quando é o Tour (a menos interessante, mas mais mediática dos 3 GT) até a pessoa mais insuspeita tem um bitaite a mandar, quanto mais não seja "gosto de ver as paisagens e as etapas de montanha". Haja ciclismo, que eu gosto imenso!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Mais sobre mim

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Mensagens

    Arquivo

    1. 2024
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2023
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2022
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2021
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2020
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2019
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2018
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D

    Castigo Máximo

    De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

    Siga-nos no Facebook

    Castigo Máximo

    Comentários recentes

    • Pedro Azevedo

      * o nome

    • Pedro Azevedo

      Obrigado, Hugo.O melhor será mesmo mudar I nine do...

    • Hugo

      O Castigo Máximo é terminal obrigatório após jogo ...

    • Pedro Azevedo

      Olá José, obrigado eu pelo seu feed-back. O Daniel...

    • Jose

      Olá Pedro, obrigado pelas análises com que nos b...