Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Castigo Máximo

De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

Castigo Máximo

06
Jul21

O Vinagre e a confraria dos azeites


Pedro Azevedo

Enquanto uns vão para a Mealhada dar conta de que estão com os azeites, com outro tempêro o Sporting (a fazer fé nos jornais) mandou vir de Famalicão o Vinagre. Do meu ponto de vista, em termos desportivos, trata-se de uma excelente contratação, vis-a-vis a iminente saída de Nuno Mendes e a nóvel exigência competitiva de quem irá disputar a Champions. Como também o seria Ugarte, um jovem uruguaio que alia boa visão de jogo com o transporte de bola requerido a um box-to-box. 

rubenvinagre2.jpg

7 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Azevedo 07.07.2021

    Caro JG, eu louvo a sua coerência em relação ao João Mário. Todavia, na minha opinião o João Mário de 20/21 ficou aquém do João Mário de 15/16, não é o mesmo jogador. Pode argumentar-se que vinha de muitos anos de inactividade e que esta época lhe serviu de rodagem. Quem assim pensa encontrará justificação para pedir um esforço no sentido de que João Mário continue, acreditando que ele só poderá melhorar. Eu entendo esse argumento. No entanto, embora reconhecendo que com ele a segurança na condução e troca da bola a meio campo é superior, devo dizer que os números de João Mário não impressionam na sua relação com o golo. Na verdade, dois golos, ambos de penálti, e três assistências é bastante curto para um box To box, pelo menos atendendo àqueles jogadores dessa zona do terreno que são vistos como incontornáveis, do género do Maniche do FCP.

    Quanto ao Vinagre e ao Ugarte, eu referi-me apenas à sua valia desportiva. Para mim, o Vinagre até poderá jogar com o Nuno Mendes, ficando este como uma espécie de Alaba, derivando para central pela esquerda. Creio que o Amorim usará isso durante os jogos que estiverem bloqueados. Quanto ao Ugarte, vejo nele um grande jogador. Não só passa bem à distância com qualquer dos pés (o direito é preferencial) como sabe arrastar a bola para a frente e encontrar os espaços onde penetrar para gerar desequilíbrios. Evidentemente, os preços de que se fala são exagerados, mas quem sabe se isso não será uma contrapartida de uma venda por um valor mais elevado do Nuno Mendes. Olhando isoladamente, de facto avaliar por exemplo o Vinagre por 20 milhões parece-me absolutamente excessivo, não deixando eu de ajuntar que o Vinagre tem um potencial fantástico.

    SL
  • Sem imagem de perfil

    JG 07.07.2021

    Caro Pedro Azevedo não podemos estar sempre de acordo, nem.daí vem mal mundo. Eu sou dos que avaliam a prestação de João Mário de 2020/2021 muito por alto. Considero-o um dos jogadores chaves na vitória do campeonato. Deslocado da sua posição preferencial -de regresso à posição em que evoluiu até à chegada de JJ ao Sporting -mesmo assim foi fundamental para -junto com Palhinha - ajudar a gerir com classe a sistemática inferioridade do Sporting no eixo central.
    Além disso a sua participação na posse de bola com qualidade e a sua participação na construção de jogadas que culminaram em golos foi muito importante. No período crítico da época - quando a vantagem se eclipsava rapidamente - João Mário foi um dos melhores.
    Acho um erro crasso a desistência de João Mário. Apesar da propaganda que é injectada nas redes responsabilizo a Direcção e Amorim por este erro crasso.
    Os dois jogadores do Famalicão são bons jogadores mas nenhum deles tem valor para ser titular do Sporting. As verbas reveladas -apenas no caso de Vinagre -são obscenas e mostram falta de respeito por quem paga as quotas.
    Além do mais choca-me que o Sporting que gastou 25 milhões com Paulinho - com uma paupérrima participação no título -não tenha 7,5 milhoes para segurar João Mário. Ao mesmo tempo que entre Esgaio, Vinagre e Ugsrte se prepare para estourar 20 milhões.
    Nenhum deles é titular no Sporting embora eu goste muito de Esgaio mas, a menos que nos tenhamos tornado um banco do S.Braga, nem mais um euro para esse clube deveria ser permitido.
    SL.
  • Imagem de perfil

    Pedro Azevedo 07.07.2021

    Caro JG, concordo que a diversidade é boa e só beneficia o Leitor. O meu caro sabe que eu sou independente e pouco sensível a propagandas. Penso pela minha cabeça, e só por ela. Agora, volto a dizer que os números ofensivos do João Mário não impressionam. Pelas estatísticas do Ranking GAP tem 2 golos (de penálti), 2 assistências e 1 participação noutro golo. Ora, o Matheus Nunes, por exemplo, tem 3 golos, 3 assistências e 1 participação num golo. E jogou menos minutos (1707 contra 2333) do que o João Mário, tendo os seus golos não resultado de grande penalidade e garantido pontos e troféus (Benfica para o campeonato, Braga para a Taça da Liga, golo da confirmação da vitória sobre o Braga para o campeonato). Com isto não digo que o João Mário não seja um jogador interessante, claro, mas para mim decisivos, decisivos foram o Pote, o Palhinha e o Coates.

    Quanto ao Ugarte e o Vinagre não sei se serão titulares ou não. O que sei é que são jogadores hoje já bons e com imenso potencial. Na minha opinião, claro. Quanto aos valores que aparecem na imprensa estou de acordo consigo, mas atenção que também já li que a cláusula do Vinagre estará subordinada a objectivos, e o Sporting só será obrigado a comprar 50% do passe por 10 milhões caso o jogador cumpra um determinado número de jogos. Eu, que nunca morri de amores por Matheus Reis ou Antunes, penso que ficaremos mais fortes,. E, se o Nuno Mendes vier a sair, teremos a posição colmatada. Quanto ao Ugarte, tem apenas 20 anos. Tem físico e técnica, passe à distância e condução de bola. Vejo-o muito completo. Mas, enfim, as opiniões são como as cerejas. Mas para quem como eu identificou Ugarte, Vinagre, Carlos Júnior e Ryan Gauld como os jogadores mais interessantes disponíveis no mercado, estarmos interessados em metade não me parece mal. Acrescento que o que Rúben Amorim realizou na época passada merece a nossa confiança. Aliás, não tenho dúvidas de que ele estará por trás destas opções de mercado. A mim faz-me mais confusão ler que Matheus Nunes poderá estar de saída. Do ponto de vista desportivo, claro. Mas também porque creio no seu potencial e acredito que vai valer uma fortuna.

    SL
  • Sem imagem de perfil

    Verde Protector 08.07.2021

    Deixe-me corrigir o seguinte: Matheus Nunes não marcou ao Braga para a taça da liga. Esse golo foi de Porro.
    Matheus Nunes marcou em Braga para o campeonato numa vitória por 1-0.
    Também por causa do potencial de Matheus Nunes, Ruben Amorim poderá achar que João Mário estará a “tapar” o lançamento definitivo de Matheus Nunes.
    Saudações leoninas
  • Imagem de perfil

    Pedro Azevedo 08.07.2021

    Tem toda a razão, foi desatenção minha. O Matheus marcou em Braga para o campeonato, num jogo em que ficámos com menos um em campo desde muito cedo. Já havia sido decisivo contra o Benfica, marcando o único golo do jogo em cima do gongo. No total foram 4 pontos a mais na contabilidade final do Sporting (e menos 1 na de Benfica e Braga). O outro golo de Matheus aconteceu em Alvalade contra o Braga. Fez o 2-0 final, num jogo que esteve tremido e poderia ter caído para qualquer um dos lados (Musrati chutou no poste, Paulinho viu um golo anulado por 14 cm).

    Obrigado pela atenta correcção.

    SL
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 09.07.2021

    Parece que estamos um pouco desatentos da comunicação recente do clube. No final da época passada, quando o se estava a chegar aos "finalmentes" mas ainda sem o titulo garantido, Ruben Amorim disse algo como, independentemente da conquista do campeonato o Sporting já ganhou e já ganhou porque valorizou jogadores o suficiente para garantir mais valias que permitam manter um crescimento do clube até se consolidar em termos estruturais e competitivos num nível mais elevado do que o actual.

    Eu leio estas afirmações desta forma, nós ainda não somos um candidato/favorito à conquista do titulo, nós somos o maior competidor aos candidatos/favoritos à conquista do titulo e estamos dispostos a assumir esse papel sempre que isso implique valorização de jogadores, nomeadamente jovens.

    A vinda de João Mário no ano passado foi perfeita, tendo eu destacado a sua entrada no grupo como um dos pontos fundamentais na conquista do titulo, para mim é um jogador superlativo e não apenas pelas suas características mas principalmente por aquilo que permite aos seus companheiros crescer, era o porto sempre seguro da equipa, tal como Coates era o farol que tudo vigiava. Acresce que veio com um investimento banal para aquilo que deu.

    Mas há um custo... para ter João Mário não tivemos Bragança ou Mateus Nunes como titulares e se vier agora João Mário continuaremos a não ter, logo a valorização que podemos ter destes dois activos será sempre afectada, ora como disse acima nós ainda não somos um candidato ao titulo, esse iria contratar João Mário sem reservas mesmo sabendo que não iria ter mais valias financeiras futuras porque é o tipo de jogador que eleva todo o grupo desportivamente, nós somos um competidor feroz e jovial que quer alavancar talento desportiva e financeiramente e não estagná-lo. Nesta perspetiva faz sentido ir contratar Ugarte em detrimento de João Mário.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Mais sobre mim

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Mensagens

    Arquivo

    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2020
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2019
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2018
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D

    Castigo Máximo

    De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

    Siga-nos no Facebook

    Castigo Máximo

    Comentários recentes

    • Verde Protector

      Gostei bastante do post. Muito obrigado! Fiquei co...

    • Pedro Azevedo

      Obrigado eu pelas palavras que me dirigiu.

    • Anónimo

      Obrigado pelo post , está genial .

    • Anónimo

      Este Matheus é admirável. Como todos os outros, al...

    • Pedro Azevedo

      Interessante perspectiva sua. A despertar curiosid...