Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Castigo Máximo

De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

Castigo Máximo

24
Set19

Pergunta a José Eduardo


Pedro Azevedo

Diz José Eduardo que a única solução para ultrapassar as dificuldades financeiras e desportivas é a SAD abrir mão da maioria de capital a um investidor. Ora, como capital nunca nos faltou e a Sporting SAD está na situação que sabemos, se pudesse fazer uma pergunta a José Eduardo seria esta: não é verdade que a única solução para o Sporting é haver uma boa gestão? E, já agora, uma segunda: em que medida é que um investidor maioritário me garante uma boa (ou, pelo menos, melhor) gestão? É que não faltam exemplos por essa Europa fora de clubes detidos por investidores que nem sequer cumprem com o "fair-play" da UEFA e têm contas profundamente negativas. O que me levaria a uma terceira pergunta: que escrutínio haveria sobre esse investidor e suas intenções ao entrar na SAD? 

 

Num futebol como o português, não é por eu ter mais capital que fico mais perto de ser campeão. Pelo contrário, a história mostra-nos que tal só aumenta o risco de insolvência a prazo. É que o capital é rapidamente investido e da qualidade desse investimento é que dependerá o futuro, por via dos resultados transitados anuais. Se for mal investido como tem sido um hábito, se não houver um modelo económico (e não financeiro) de sustentabilidade do negócio futebol, então esperar-nos-á a ruína, pois rapidamente os capitais próprios voltarão a ficar negativos. No cenário actual, mais do que capital e investir mais do que os concorrentes (criar Beta), eu gostaria de ouvir falar em geração de Alpha, isto é, fazer mais com menos ou, pelo menos, com o que se tem actualmente, rendibilizando a mina de diamantes de Alcochete, lapidando os diamantes com artesãos especializados na última estação de produção e indo ao mercado apenas para adquirir qualidade (2/3 contratações por ano) que faça efectivamente a diferença. 

 

P.S.1 A perda de maioria na SAD seria um atestado de incompetência a todos os sócios do Sporting Clube de Portugal.

P.S.2 Para quem creia que a entrada de um investidor e concomitante perda de maioria na SAD nos resolveria os problemas como por varinha mágica, aconselho o estudo do caso Racing de Avellaneda. Adicionalmente, clubes de matriz eclética como o Barcelona e Real Madrid não são sequer sociedades anónimas. Na Alemanha existe a "regra 50+1", significando que nenhum clube pode ser dominado por uma pessoa ou empresa, com as excepções do Bayer Leverkusen e Wolfsburg, que como foram fundados antes da adopção dessa regra permanecem controlados, respectivamente, por funcionários da Bayer e accionistas da Volkswagen. Entretanto, existe uma polémica à volta do Red Bull Leipzig, pois os 51% pertencem a sócios do clube que são accionistas da empresa. O curioso é que na época passada, o Red Bull Leipzig esteve quase a encontrar o Red Bull Salzburg nas meias finais da Liga Europa, o que poderia ter criado um problema à UEFA (questões de prevenção de conflito de interesses), mas o sorteio acabou por os afastar. 

josé eduardo.jpeg

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Azevedo 24.09.2019

    Caro Aboím,

    "Estrutura", tal como "Formação", são placebos utilizados por quem nos tem dirigido para em momentos de crise desencadear reacções psicológicas positivas nos (pacientes) sócios e adeptos leoninos. É um "wishful-thinking", que dá alguma esperança às pessoas...

    Não acredito que haja intenção dolosa no que se está a fazer, simplesmente as coisas não estão a ser bem feitas no futebol e, já agora, acho que também falta muito coração Sportinguista na relação com os sócios e adeptos. É a tal coisa do cabeça, membros e pernas, e sabemos que o coração está no tronco...

  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Mais sobre mim

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Mensagens

    Arquivo

    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2020
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2019
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2018
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D

    Castigo Máximo

    De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

    Siga-nos no Facebook

    Castigo Máximo

    Comentários recentes

    • Pedro Azevedo

      Não queria aqui introduzir a clubite, pese embora ...

    • José da Xã

      Uma vergonha.O mais estranho é que há lampiões a v...

    • Manuel Cunha

      Caro PedroBurrice minha. Peço desculpa.Pelo impact...

    • Pedro Azevedo

      Caro Manuel Cunha, pode escalonar os 6 treinadores...

    • Manuel Cunha

      Eu diria o Amorim, pois esteve sozinho sem influên...