Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Castigo Máximo

De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

Castigo Máximo

08
Out19

Reforma do futebol português


Pedro Azevedo

Não há causa pela qual um blogue, ou um conjunto de Sportinguistas, possa lutar se a Direcção do clube não der o mote nessa matéria. Por isso ficam aqui algumas perguntas: o Sporting considera ajustado o actual formato e modelo competitivo do campeonato nacional? Quais as propostas do clube em termos de prevenção de conflito de interesses, tráfico de influências ou promiscuidade? Qual é a posição do clube sobre a necessidade de divulgação pública dos relatórios de árbitros e delegados aos jogos? Considera o Sporting admissível, em sede de prevenção de conflito de interesses, que os vídeo-árbitros também possam arbitrar jogos, sabendo-se que da sua acção enquanto VAR poderá resultar prejuízo para a nota do seu colega árbitro principal? O Sporting tem alguma exigência no sentido da divulgação semanal da classificação de árbitros e vídeo-árbitros? O que é que o Sporting tem a dizer sobre a ausência de jogos de campeonato durante 1 mês? Constituindo a fiscalidade portuguesa um factor de diferenciação negativa, que propostas tem o Sporting no sentido de se atenuarem as desvantagens competitivas face aos seus pares europeus? Qual é a política de relacionamento com outros clubes que o Sporting preconiza? O que é que o Sporting tem a dizer em sede de escrutínio da constituição de sociedades anónimas desportivas e seus accionistas? Que medidas de defesa do futebolista português tem o Sporting em agenda? Enfim, gostaria de saber qual a posição do clube sobre estas e muitas outras matérias que visem uma maior transparência, competitividade e viabilidade económica do nosso futebol. 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Azevedo 09.10.2019

    Caro Sol Carvalho, ou, melhor dizendo, caro colega, na minha opinião o Sporting tem de estar estrategicamente na primeira linha em todas as transformações que o futebol português precisa, no sentido do reforço da sua competitividade e viabilidade económica, e necessita de ser mais persuasivo na mobilização dos restantes clubes para esta causa. Há que perceber o que é fundamental e o que é acessório e saber estabelecer os compromissos necessários para que as nossas ideias vinguem.E a nossa visão para a sustentabilidade do futebol português, de que também depende a nossa, deve ser partilhada com todos os Sportinguistas, numa comunicação que não necessita de espalhafato mas precisa de ser entendível por todos e mobilizadora. Ora, o que eu não vejo, nessa como noutras matérias, são conceitos claros sobre aquilo que se pretende.

    Aproveito a oportunidade para reforçar algo que o meu caro escreveu no "És a nossa FÉ" sobre a necessidade de existência de uma Provedoria Geral do Sócio, um espaço onde os contributos dos sócios - não só reclamações, mas essencialmente ideias para melhorar o clube - pudessem ser canalizados. Eu próprio, num conjunto de Posts subordinado àquilo que entendo ser os 3 Pilares do Sporting - SCP: Sustentabilidade, Cultura corporativa, Princípios/ética - escrevi sobre isso durante Julho de 2018 no "És a nossa FÉ". Essa parte específica escrevi-a aqui: https://sporting.blogs.sapo.pt/hoje-giro-eu-sustentabilidadegestao-4253439. Já agora, deixo-lhe aqui o produto da minha reflexão como ponto de partida para uma troca de ideias:

    https://sporting.blogs.sapo.pt/hoje-giro-eu-sustentabilidadepolitica-4249167
    https://sporting.blogs.sapo.pt/hoje-giro-eu-sustentabilidadegestao-4253439
    https://sporting.blogs.sapo.pt/hoje-giro-eu-sustentabilidadefutebol-4254017
    https://sporting.blogs.sapo.pt/hoje-giro-eu-culturaser-sporting-4256371
    https://sporting.blogs.sapo.pt/hoje-giro-eu-principiosetica-4258337

    Deixe-me só dizer-lhe que com a pressão de alguns gigantes europeus no sentido da criação de uma Superliga europeia a posição do Sporting ficou muito vulnerável. Desde logo porque a reacção da UEFA foi tornar a distribuição de receitas da Champions ainda mais assimétrica, com claro prejuízo de clubes como o Sporting. Ora, eu entendo que o Sporting não deveria ficar amorfo perante os acontecimentos e deveria agir. Eu gostaria de ver ser discutida a ideia de criação de uma Liga Ibérica, por exemplo. As vicissitudes espanholas poderiam ajudar a este desiderato. Imagine um dia a Catalunha separar-se de Espanha. A existência da Liga Ibérica seria uma segurança para todos, na medida em que uma liga catalã seria fraquinha, e a ida do Barcelona para o campeonato francês também não seria bom para a Liga espanhola. No entretanto, como primeiro passo, poderia haver uma Taça Ibérica, entrando os quatro primeiros de Espanha e de Portugal, num sistema a eliminar, que recomendaria que fosse jogada na pré-época, ou seja, antes do início do campeonato.

    Melhores Cumprimentos
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Mais sobre mim

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Mensagens

    Arquivo

    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2020
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2019
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2018
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D

    Castigo Máximo

    De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

    Siga-nos no Facebook

    Castigo Máximo

    Comentários recentes

    • Pedro Azevedo

      Boa noite, Miguel, e muito obrigado. De facto morr...

    • Anónimo

      Boa noite Pedro:O seu post mantém qualidade a todo...

    • Pedro Azevedo

      Obrigado,meu caro Bráulio. Deixou água na boca, de...

    • Bráulio Pereira

      Bem escrito como de costume. Também fiquei muito f...

    • Liondamaia

      Mas porque raios hão-de correr mal e não hão-de co...