Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Castigo Máximo

De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

Castigo Máximo

02
Nov20

Tudo ao molho e fé em Deus

Pote em brasa


Pedro Azevedo

Depois de um Jogo do Galo a meio da semana que só se começou a resolver quando finalmente conseguimos meter 3 em linha - Nuno Santos, Jovane e Sporar, no lance do primeiro golo -, o Sporting voltou ao José Alvalade para desta vez receber o Tondela. 

 

De Tondela vem bom fumeiro, e já se sabe que isso pede um Pote ao lume. Quem diz ao lume, diz em brasa, e assim foi, para gáudio de todos os Sportinguistas que puderam assistir pela televisão, que isto de encher chouriços ao vivo só seria possível se o entendessemos de forma figurativa, havendo então liberdade por exemplo para ir à Festa do Avante ou deixar o pimba em paz no Campo Pequeno. Uma "tourada" (e não uma corrida de touros), ou não se fiassem os nossos políticos em cidadãos com olhar bovino. 

 

Assim sendo, imediatamente antes e depois do intervalo para compromissos publicitários, a SportTV lá mostrou as imagens do Pote "on fire", iguaria que foi sendo acompanhada por uns tintos encorpados de uma bem equipada (adega da) região do Dão tão cara aos de Tondela. A festa estava bonita, tanto que até houve quem jurasse ter visto fumar um Porro. Quem não estava para folias era o Trigueira e com ele o Sporar durante muito tempo não fez farinha. De outro modo, com tanto chouriço beirão à sua volta, teria "enchido a mula". 

 

A noite já ia alta e os convivas foram saindo de cena. Fui então espreitar a sede da Liga, e não é que vi fumo verde e branco a sair da chaminé? "Habemus Ducem", que é como quem diz: temos líder. É verdade, trinta e sete jornados depois, ainda que à condição, o Sporting volta a comandar a classificação da Primeira Liga! Assim sendo, vou também eu "passar pelas brasas". Bons sonhos e uma noite descansada a todos os Sportinguistas!

 

Tenor "Tudo ao molho...": Pedro Gonçalves "Pote" (2 golos e participação num outro). Marca de cabeça, pé esquerdo, pé direito, ao todo são já 5 golos em outros tantos jogos do campeonato (ausente em Paços de Ferreira). Pedro Porro (1 golo, 1 assistência, 1 participação em jogada de golo) seria uma alternativa óptima. Destaque ainda para a estreia a titular de João Mário, a qual seria coroada mesmo no fim com uma assistência para golo (a assistência para não-golo havia ocorrido logo nos primeiros momentos de jogo).

pote tondela.jpg

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Azevedo 02.11.2020

    Bom dia.

    Não se pode comentar um jogo como se estivéssemos a recrear o anterior. Desde logo porque jogando tanto o Tondela como o Gil em 3-4-3, a forma como os gilistas procuraram condicionar o corredor central foi completamente diferente e visível a olho nu. Prefiro portanto abordar este jogo como um jogo. Nesse sentido, gostei do que vi, da dinâmica dos jogadores. Apenas não gostei de 5-10 minutos da segunda parte em que a equipa entrou em modo descompressão, com passes à toa na saúde bola tanto do guarda-redes como dos defesas e médios. Esta equipa para ter hipóteses de lutar pelo título tem de estar sempre concentrada, e essa também é uma lição (e ilação) que se pode e deve tirar do jogo de ontem.

    Considero essencial para o Sporting o trabalho que Ruben Amorim está a desenvolver com os jovens. Jogamos esta época vários campeonatos, e o da sustentabilidade não é o de menor importância. Como tal, “chapeau” ao nosso treinador. Quanto ao sistema, já o tinha dito antes que não penso que Ruben o vá alterar. É aquele que lhe dá a percepção de maior segurança defensiva, de melhor suporte para os ataques relâmpago com que pretende desfeitear os adversários. Se essa percepção esta correcta ou não, o futuro o dirá. Certo, certo é que vejo uma equipa a crescer e solidificar-se nesse sistema. Também vejo crença, comecem ou não as coisas a correr de feição. Podemos não ter jogado bem aqui e ali, nas nunca se deve menosprezar o poder das vitórias e a confiança que estás transmitem. Dito isto, futebol é também eficácia. Para Sporar é confortável jogar um jogo de transições, com espaço. Nem sempre o jogo pede espaço, muitas vezes pede aproximação à bola, apoios. Aí ele não é tão notório. Tem de melhorar também o seu rácio de aproveitamento. Ontem converteu 1 golo em 5 oportunidades claras. Um ponta de lança, com sentido de oportunidade na área e mobilidade, e um central de classe, capaz de queimar linhas de pressão com bola e de a por à distância, seriam reforços importantes para a equipa. Quem sabe se esse central até não estará entre nós (Inácio)?

    PS: Pode registar-se em Sapo Blogs. Alternativamente, embora não seja a solução ideal, pode deixar nome ou pseudónimo no rodapé de cada comentário que faça. Obrigado pelo seu comentário e disponibilidade.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Mais sobre mim

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Mensagens

    Arquivo

    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2020
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2019
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2018
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D

    Castigo Máximo

    De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

    Siga-nos no Facebook

    Castigo Máximo

    Comentários recentes

    • Liondamaia

      Mas porque raios hão-de correr mal e não hão-de co...

    • Pedro Manso

      A opinião sobre o Tiago é minha.Relativamente ao G...

    • Pedro Azevedo

      Bom dia.Com todo o respeito pela opinião do Latera...

    • Pedro Manso

      Caro Pedro,O Tiago Ferreira perdeu demasiadas bola...

    • Liondamaia

      Podia ter complementado com "e aqui ranho", acho q...