Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Castigo Máximo

De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

Castigo Máximo

02
Nov20

Tudo ao molho e fé em Deus

Pote em brasa


Pedro Azevedo

Depois de um Jogo do Galo a meio da semana que só se começou a resolver quando finalmente conseguimos meter 3 em linha - Nuno Santos, Jovane e Sporar, no lance do primeiro golo -, o Sporting voltou ao José Alvalade para desta vez receber o Tondela. 

 

De Tondela vem bom fumeiro, e já se sabe que isso pede um Pote ao lume. Quem diz ao lume, diz em brasa, e assim foi, para gáudio de todos os Sportinguistas que puderam assistir pela televisão, que isto de encher chouriços ao vivo só seria possível se o entendessemos de forma figurativa, havendo então liberdade por exemplo para ir à Festa do Avante ou deixar o pimba em paz no Campo Pequeno. Uma "tourada" (e não uma corrida de touros), ou não se fiassem os nossos políticos em cidadãos com olhar bovino. 

 

Assim sendo, imediatamente antes e depois do intervalo para compromissos publicitários, a SportTV lá mostrou as imagens do Pote "on fire", iguaria que foi sendo acompanhada por uns tintos encorpados de uma bem equipada (adega da) região do Dão tão cara aos de Tondela. A festa estava bonita, tanto que até houve quem jurasse ter visto fumar um Porro. Quem não estava para folias era o Trigueira e com ele o Sporar durante muito tempo não fez farinha. De outro modo, com tanto chouriço beirão à sua volta, teria "enchido a mula". 

 

A noite já ia alta e os convivas foram saindo de cena. Fui então espreitar a sede da Liga, e não é que vi fumo verde e branco a sair da chaminé? "Habemus Ducem", que é como quem diz: temos líder. É verdade, trinta e sete jornados depois, ainda que à condição, o Sporting volta a comandar a classificação da Primeira Liga! Assim sendo, vou também eu "passar pelas brasas". Bons sonhos e uma noite descansada a todos os Sportinguistas!

 

Tenor "Tudo ao molho...": Pedro Gonçalves "Pote" (2 golos e participação num outro). Marca de cabeça, pé esquerdo, pé direito, ao todo são já 5 golos em outros tantos jogos do campeonato (ausente em Paços de Ferreira). Pedro Porro (1 golo, 1 assistência, 1 participação em jogada de golo) seria uma alternativa óptima. Destaque ainda para a estreia a titular de João Mário, a qual seria coroada mesmo no fim com uma assistência para golo (a assistência para não-golo havia ocorrido logo nos primeiros momentos de jogo).

pote tondela.jpg

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Azevedo 02.11.2020

    Caro José, eu gosto do Jovane. Não me esqueço que nos fez acreditar no final da época passada, resolvendo vários jogos em que ganhámos pela diferença mínima. O Jovane não foi só vítima da má forma de Sporar ou da dificuldade do esloveno de adequação a um jogo que pede mais aproximações ao avançado do que procura da profundidade. Não, ele também foi vítima de termos adquirido um jogador muito bom que na pré-época RA colocou como interior esquerdo (Pote). Entretanto, o Nuno Santos começou a jogar aí, o Pote derivou para interior direito. Estou convencido que Jovane sobre a esquerda e Pote sobre a direita seriam os nossos melhores interiores, mas a verdade é que o Nuno Santos tem mostrado uma eficácia surpreendente dado os seus números de carreira. E, assim sendo, há que contar com ele. Fundamentalmente, uma equipa não são 11 jogadores e é bom que o treinador tenha dores de cabeça na hora de escolher o onze. Vão haver jogos em que o jogador A, B ou C que agora está no banco será titular. E isso acontecerá porque será o mais adequado para esse específico jogo é porque está a trabalhar bem. É preciso que todos os jogadores se convençam que podem jogar a qualquer momento. Eu sei que o Jovane foi bastante sacrificado neste início de época numa posição que não é sua, onde não se sente confortável e não vê o jogo de frente. Mas também o Tiago Tomás preferirá jogar como ponta de lança e quando joga é como interior. Porém, já marcou 3 golos, facto singular para um jovem de apenas 18 anos. Há muita gente a bater à porta do Onze e isso é bom. Quaresma, Inácio, Bragança, por exemplo. E o Matheus, Jovane e Nuno Santos, que já la estiveram, vão trabalhar para voltarem a ser titulares. Disso só poderá sair beneficiado o Sporting. Competitividade há, parece-me haver algum défice de qualidade extra nas posições de ponta de lança e nos centrais. Às vezes um bom central faz o outro, ou neste caso poderá fazer outros dois. O Eurico fê-lo no Sporting com o Xavier ou o Zezinho, no Porto com o Lima Pereira. O Humberto fez uma dupla no Benfica com o António Bastos Lopes que até era lateral direito de origem. E o André Cruz melhorou muito o Beto ou o Babb no Sporting.

    Um abraço para si
  • Sem imagem de perfil

    José 03.11.2020

    Olá Pedro, ficou tudo bem esplicadinho e, claro, entendi. O Jovane já atingiu um patamar elevado mas como é trabalhador e não vira a cara à luta acredito que ainda nos vai dar muitas alegrias. No ano passado ficava com o Bruno Fernandes a bater bolas. Saudações Leoninas
  • Imagem de perfil

    Pedro Azevedo 03.11.2020

    Gosto muito do Jovane, um patinho feio para adeptos e CS que já mostrou no passado recente que pode transformar-se num vistoso cisne.

    Saudações Leoninas, caro José
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Mais sobre mim

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Mensagens

    Arquivo

    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2020
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2019
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2018
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D

    Castigo Máximo

    De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

    Siga-nos no Facebook

    Castigo Máximo

    Comentários recentes

    • Liondamaia

      Mas porque raios hão-de correr mal e não hão-de co...

    • Pedro Manso

      A opinião sobre o Tiago é minha.Relativamente ao G...

    • Pedro Azevedo

      Bom dia.Com todo o respeito pela opinião do Latera...

    • Pedro Manso

      Caro Pedro,O Tiago Ferreira perdeu demasiadas bola...

    • Liondamaia

      Podia ter complementado com "e aqui ranho", acho q...