Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Castigo Máximo

De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

Castigo Máximo

03
Mar20

Uma nau à deriva


Pedro Azevedo

Perdida no mar, sem instrumentos nem costa a bombordo que lhe permita sequer uma navegação à vista. Às tantas, tolhido pelo Sol, o capitão-mor da embarcação julga ver uma Ilha dos Amores, ou Amorins. Será certamente mais uma alucinação, semelhante a outras que já custaram as velas do navio. Sem forma de fugir à aguardada tempestade, em breve se perderão também os mastros. O naufrágio está iminente. Em terra, desprezando o que os ventos lhe dizem, o Almirante Alves filosofa sobre a nau catrineta de Almeida Garrett e sonha vê-la a seco, a varar. O povo? Cansado de ser comparado aos Velhos do Restelo, ao povo já falta a energia e a coragem para dar por finalizada a desventura. Mas ainda há quem resista e diga não. É preciso terminar com esta expedição!

 

P.S.1. Ler Eça explica muito bem o momento que se vive no Sporting. Em conversas particulares, existe quase unanimidade na avaliação que é feita ao trabalho desta Direcção. Contudo, ela continua a mover-se tal como a Terra de Galileu. O Sporting não pode ser mais uma Farsa de Aristófanes, é necessário que, com urbanidade e sempre tendo presente os valores do clube, nos manifestemos contra este caminho. Eu serei sempre solidário com o meu clube e os seus sócios. Todavia, não me peçam para, por omissão, ser cúmplice do caminho da desesperança. Por isso, aqui e agora, digo BASTA!

 

P.S.2. Hoje, amanhã, daqui a 2 anos, estarei sempre disponível para ajudar o meu clube a regressar a bom porto. Mas é preciso que todos se consciencializem que há caminhos tempestuosos que uma vez percorridos tornam o regresso à bonança muito mais complicado.

nau.png

12 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Azevedo 03.03.2020

    Maria Inês, então não falava? Basta recordar Ricardo III é ‘Inverno do nosso descontentamento’. Oxalá também acerte com o ‘Sonho de uma noite de Verão ‘, assim não seja negado aos Sportinguistas a possibilidade de irem a eleições.
  • Perfil Facebook

    Maria Inês 03.03.2020

    O problema é que se calhar no Verão já vamos tarde para sonhar como o Pedro bem diz noutro post.
    Hoje cheira-me que, não deixando o Shakspeare de lado e depois do jogo de Famalicão, ainda vamos ter (mais) uma adaptação cinematográfica tipo "As Badaladas da Meia-Noite".
    Oxalá isto seja tudo fumo. Mas infelizmente é fumo a mais em toda a imprensa.
    Se isto for verdade acho que se deveria pensar numa manifestação verdadeiramente brutal como por exemplo deixar o estádio vazio no próximo jogo. Podia ser que assim entendessem. Pelo menos seria muito mais difícil de justificar.
  • Sem imagem de perfil

    Luís Ferreira 03.03.2020

    O negócio é dado como feito em vários sítios. E Custódio como novo treinador do Braga. E pagamos mesmo 10 M€ para libertar Amorim (isto segundo o Record), com contrato até 2022.
  • Imagem de perfil

    Pedro Azevedo 03.03.2020

    Onde já se viu isto, um clube que dispensa por Tita e meia o seu máximo goleador e Bota de Prats europeu pelo Sporting com o argumento de poupança da despesa acaba a pagar uma cláusula de rescisão de 10 milhões de euros por um tiro no escuro, um treinador com 2 meses de Primeira Ligs. Isto é de um completo desnorte. Está tudo doido!
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 03.03.2020

    " OS PROBLEMAS INSOLÚVEIS ! "

    Caros Amigos
    Não exagerem, estes Orgãos sociais, ainda há menos de dois anos, foram eleitos com 71% de votos, do total de sócios participantes na maior eleição de sempre do clube !

    Por outro lado o Exm° Sr° Presidente da Mesa de Assembleia Geral, veio reafirmar " Urbi et Orbi " o principio; dos mandatos dos Orgãos Sociais do Clube, serem para cumprir na integra, não se podendo marcar Assembleia gerais, ordinárias ou extraordinárias, cada vez que uma direcção cometa um erro qualquer !

    Resumindo, não é com eleições, a meio ou nos fins de mandato, que se vai resolver as questões de fundo do clube ! Essas questões, ficarão resolvidos numa AG extraordinária, para venda da SAD pelo valor nominativo do passivo da referida SAD, assumindo o comprador esse mesmo passivo da SAD. Quanto à divida do Clube com a SAD, será resolvida à posteriori !

    Abraços
    Chamo-me Paulo Dias, e podem censurar o comentário, à Vossa/ vontade !
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 03.03.2020

    Paulo Dias

    Exmo Sr. Dr. Pedro Azevedo !
    Talvez assim eu vá lá ! Tentando eu contrapor a teoria de que " - Não andamos todos a dormir . "
    Continuarei a dizer que em 23 Junho 2018 muitos dos sócios do Sporting andavam a tomar Xanax e sonolentos !

    Para que me identifique melhor sou o sócio n° 135.652.0 Efectivo B

  • Imagem de perfil

    Pedro Azevedo 03.03.2020

    Meu caro, Bruno Carvalho fez um primeiro mandato globalmente positivo, com um primeiro ano muito bom do ponto de vista do saneamento financeiro, melhoria das condições económicas do clube e resultados desportivos face a um custo de pessoal de apenas 25 milhões de euros. Não me esqueci disso. Simplesmente, ele não soube afastar-se por algum tempo num momento menos bom da sua vida e isso tornou-se pernicioso para ele e para o clube, motivando a sua destituição. Se queremos avançar, devemos reconhecer as coisas boas e más do passado e não ser revanchistas com ninguém. O clube precisa de todos os homens e mulheres de boa-vontade e não de mais maniqueísmos. Muitos que votaram na destituição, antes haviam votado em Bruno. É assim a democracia. Mas não se pode transformar o Sporting em sub-grupos ou sub-culturas. O ‘swinging vote’ é uma realidade na democracia. Temos é de uma vez por todas concentrarmo-nos naquilo que nos une e avançar. Não creio que esta Direcção esteja a fazer um bom trabalho nesse campo, essencialmente devido aos discursos de Varandas e Zenha, e os resultados desportivos são o que são. Por isso, muitos dos que terão votado em Varandas estarão hoje arrependidos. Mas na época, perante os dados que tinham na não, pareceu-lhes uma boa decisão. Isso é normal e não vamos estar aqui a fazer revanchismos e contribuir para mais divisionismos entre Sportinguistas. E olhe, eu estou à vontade porque votei em branco nas últimas eleições. Essencialmente, porque achei que os projectos em cima da mesa estavam cheios de lugares comuns e tinham pouco detalhe sobre a forma como se atingiriam os objectivos.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 03.03.2020

    Caríssimo Doutor,
    Subscrevendo o que disse, direi eu!

    Estas lutas do futebol português, desgastam e maltratam as pessoas que nelas se envolvem !
    Por outro lado, às vezes foi preciso descer ao nível rasco, do lideres mafiosos dos clubes quem eram nossos rivais.
    Sendo possível; nem sempre isso foi bem feito! Reconheço !

    Mas o meu objectivo, é há muito tempo, alertar para os danos irreparáveis, que esta direcção com a conivência dos restantes órgãos Sociais do clube, causou na Imagem, reputação e valor comercial e financeiro da instituição. Iria mesmo mais longe; de forma Intencional. Senão vejamos os apelos incessantes do Sr. José Roquete, Godinho Lopes e sua entourrage, para a venda da SAD! É uma gritaria ensurdecedora !

    Se me diz, que serão apenas e só os sócios a decidir, a venda da SAD, direi que tenho medo das decisões dos sócios que ... (elegeram?) estes Orgãos Sociais.( Lembrar Churrasquinhos em eleições antigas!)

    E para mim, o impensável; no Sporting Clube de Portugal, tornasse possível !

    Respeitosos cumprimentos !


  • Imagem de perfil

    Pedro Azevedo 03.03.2020

    Meu caro, antes de tudo trate-me por Pedro. Não sou nem mais nem menos assim, é sempre foi assim que as minhas equipas me trataram desde que a partir dos 27 anos de idade tive essas responsabilidades. Sabe, nós aqui gostamos muito do ‘doutor’, mas no tempo que trabalhei em Londres ‘doutor’ era só o médico. E não me parece que os ingleses tenham menos competências que nós...

    Quanto ao que diz (não se identificou), para mim a venda da SAD significaria o maior atestado de incompetência passado aos sócios do Sporting. E tb uma traição aos meus egrégios antepassados. Recebi um facho de meu pai, passei-o aos meus filhos mas ainda estou numa fase de ‘parental guidance’...

    Melhores Cumprimentos
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 04.03.2020

    Paulo Dias

    Caro Pedro,

    Pois também aqui, Europa central, doutores são apenas, os Professores Universitários, com doutoramento, os médicos e os juízes, os restantes são tratados por senhor, mesmo detendo varias licenciaturas académicas. Resido há 28 anos anos na Europa central, estudei cá (Ensino técnico secundário), onde me formei como relojoeiro !
    Como é óbvio pode me tratar por Paulo.Tendo em conta o desvario desta direcção, em termos de impropérios à generalidade dos sócios, quando há lutas lá fora, que mereceriam combate eficaz do S.C.P.; a única explicação que encontro para tal estratégia é a desvalorização da SAD, para uma venda facilitada no futuro !
    De outra forma, estes senhores terão de facto, a sua avaliação em termos cognitivos, comprometida .
    Abraço Pedro
  • Imagem de perfil

    Pedro Azevedo 04.03.2020

    Caro Paulo,
    sim, não inclui juizes e professores universitários. Não concebo um Sporting que não controle a SAD. A SAD foi criada como um meio , não como um fim. Foi concebida para ser um instrumento, não para ser instrumentalizada e ultrapassar o seu criador. Enfim, isto parece a história do Frankenstein e da criatura.

    Um abraço
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Mais sobre mim

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Mensagens

    Arquivo

    1. 2024
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2023
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2022
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2021
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2020
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2019
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2018
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D

    Castigo Máximo

    De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

    Siga-nos no Facebook

    Castigo Máximo

    Comentários recentes

    • Pedro Azevedo

      * o nome

    • Pedro Azevedo

      Obrigado, Hugo.O melhor será mesmo mudar I nine do...

    • Hugo

      O Castigo Máximo é terminal obrigatório após jogo ...

    • Pedro Azevedo

      Olá José, obrigado eu pelo seu feed-back. O Daniel...

    • Jose

      Olá Pedro, obrigado pelas análises com que nos b...