Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Castigo Máximo

De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

Castigo Máximo

18
Ago19

Vender qualidade, comprar banalidade


Pedro Azevedo

1) Mínimo de 35 milhões de euros investidos em 11 jogadores, desde Janeiro de 2019, dos quais só um é titular.

 

2)  Alguém explique por que é que, estando a cotação Transfermarket do Vietto em 6 milhões de euros aquando da sua transferência, comprámos metade do seu passe por 7,5 milhões de euros. Igualmente, qual a razão pela qual, estando a cotação de Dost nos 17 milhões de euros (Transfermarket), este foi vendido por 8/9 milhões de euros (as fontes variam). É que a ideia que fica é que compramos acima do valor de mercado e vendemos abaixo do mesmo valor (e por uma diferença percentual muito significativa). É isto um atestado de competência negocial? 

 

3) Adoptando a ‘contabilidade criativa’ que passámos a considerar para as transferências, gostaria de perguntar, entre preço de compra e salários até ao final do contrato, qual o custo efectivo de Vietto. Assim, se o vendermos no entretanto, já ficarei a saber quanto "rendeu"...

 

4) Tal como uma acção ou uma obrigação, o activo-jogador (direito economico) tem um rendimento durante o período em que está na nossa posse. Só que não é um dividendo (caso das acções), ou um cupão (obrigações), mas sim o seu desempenho desportivo. Isto não deve ser ignorado, mas sim ponderado face ao custo de mantê-lo ou ao custo de oportunidade (contratação de outro jogador).

 

5) O Eintracht vendeu Loca Jovic (Real Madrid) por 60 milhões de euros e Sébastien Haller (West Ham) por 40 milhões de euros. Compra agora Bas Dost, segundo melhor marcador europeu (Bota de Prata, só atrás de Messi) em 16/17, por um valor alegadamente inferior a 10 milhões de euros. 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Azevedo 19.08.2019

    Caro Luís,

    antes de mais, as minhas desculpas por só agora lhe responder. (O jogo que vi ao vivo e o Post alusivo ao mesmo roubaram-me todo o tempo.)

    O mais preocupante disto tudo é ver que Estrutura e Keizer dão sinais públicos de dissonância. O treinador parece ter-se cansado de arcar sozinho com as críticas todas e agora reage, dizendo coisas como "Mathieu? Perguntem ao Director", "Vietto ja na posição de BF", "li notícias sobre Dost e fui perguntar o que se passava, preciso de todos os jogadores que temos", "não sei se Slimani é o jogador de que precisamos".

    A razão para a tensão talvez esteja mais no Keynesianismo que no Keyzerismo. Esta coisa de comprar banalidade, sem dinheiro, paga-se um dia mais tarde. Eu, que sempre fui mais adepto da escola austríaca de Hayek que fez escola no Bundesbank, penso que idas ao mercado deveriam ser cirúrgicas e não deveriam comprometer receitas futuras. O Sporting, infelizmente, vive há anos como se tivesse uma rotativa de impressão de papel. Não o tem, o que tem, sim, é uma mina de diamantes por explorar em Alcochete. E é nisso que se deveria focar, lapidando-os com bons artesãos inclusivé na equipa principal, não desprezando um ou outro de muita qualidade que venha de fora cuja talha realce o foco e ajude a reflectir a palete de cores daí derivada.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Mais sobre mim

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Mensagens

    Arquivo

    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2020
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2019
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2018
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D

    Castigo Máximo

    De forma colocada, de paradinha, ou até mesmo à Panenka ou Cruijff, marcaremos aqui a actualidade leonina. Analiticamente ou com recurso ao humor, dentro ou fora da caixa, seremos SPORTING sempre.

    Siga-nos no Facebook

    Castigo Máximo

    Comentários recentes

    • Pedro Azevedo

      Boa noite, Miguel, e muito obrigado. De facto morr...

    • Anónimo

      Boa noite Pedro:O seu post mantém qualidade a todo...

    • Pedro Azevedo

      Obrigado,meu caro Bráulio. Deixou água na boca, de...

    • Bráulio Pereira

      Bem escrito como de costume. Também fiquei muito f...

    • Liondamaia

      Mas porque raios hão-de correr mal e não hão-de co...